Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UNIDADE II/ PROINFO 100HORAS





REGISTRO DA EXPERIÊNCIA COM A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE 2.8











UNIDADE II
INTERNET,HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA

ATIVIDADE 2.1 EXPERIENCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE

A internet veio para revolucionar a prática pedagógica, mas quando estamos realizando um trabalho com os nossos alunos, jamais podemos ficar navegando a deriva como cita o poema “ Navegação à deriva de Marcus Vinicius”.Precisamos ter objetivos claros e precisos já preestabelecidos, caso contrário não alcançaremos os resultados propostos. Mas acredito que todos nós temos curiosidades e anseios de sair navegando a deriva, descobrindo novas aventuras, que também é uma maneira de fomentar o conhecimento

ATIVIDADE 2.2 HIPERTEXTO

Hipertexto segundo o professor Nelson Pretto: "Constitui-se num conjunto de possibilidades de produção e utilização integrada a todos os meios de expressão e de comunicação", ou seja, das diferentes mídias; sons, animação, texto vídeo, foto.
Na educação a utilização de hipertexto é relevante, pois permite ao aluno desfrutar de leituras referentes ao texto sem desligar da idéia central, impulsionando-o a pesquisa e a produção textual.
Usar o hipertexto como ferramenta pedagógica facilita a aprendizagem que acontece por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, o aluno é o sujeito na de busca e construção do conhecimento, tornando essa aprendizagem mais duradoura e significativa.
Navegando através de hipertextos, o que mais me chamou atenção foi o quanto essa ferramenta pode nós ajudar a desenvolver um trabalho multidisciplinar, interligando uma disciplina com a outra.

ATIVIDADE 2.3 CRIAÇÃO DE UM TEXTO COM HIPERTEXTO

Hoje é fundamental o uso das novas tecnologias nas escolas, pois vivemos num mundo globalizado, onde tudo está ocorrendo em tempo real. Sabemos que a era tecnológica chegou para ficar, trazendo para a escola novas possibilidades e muitos desafios. Precisamos acordar para essa nova realidade, incutindo e despertando em nossos educadores o gosto para essa realidade, sem medos e preconceitos para que se sintam a vontade e fortalecido para a utilização das mesmas, pois as novas tecnologias devem funcionar como estimulo a criação e a produção, oferecem conteúdos relevantes para a educação, capazes de transformar escolas, professores e alunos em pessoas produtoras de conhecimentos e não meros consumidores de informações. A internet é uma ferramenta que pode ser utilizada por nós professores como recurso pedagógico, que será muito bem vindo e atrativo, proporcionando motivação e aprendizagem. Temos muito a conhecer e aprender com os recursos tecnológicos na educação, não podemos esquecer e limitarmos apenas ao computador e internet.

ATIVIDADES 2.4 COMENTÁRIO SOBRE O HIPERTEXTO


Na educação a utilização de hipertexto é relevante, pois permite ao aluno desfrutar de leituras referentes ao texto sem desligar da idéia central, impulsionando-o a pesquisa e a produção textual.
Usar o hipertexto como ferramenta pedagógica facilita a aprendizagem que acontece por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, o aluno é o sujeito na de busca e construção do conhecimento, tornando essa aprendizagem mais duradoura e significativa.

ATIVIDADE 2.5 CRIAR UM PORTIFOLIO
Criação deste portifolio

ATIVIDADE 2.6 ATIVIDADE EM DUPLA FEITO POR MIM E MINHA COLEGA HELENA UTILIZANDO O HIPERTEXTO


ATIVIDADE 2.7 EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
Executei a atividade construída por mim e minha colega Helena, na Escola Municipal Dercilio Duarte Melgaço, onde eu trabalho no laboratório do Proinfo, em parceria com a professora de ciências, Eliane do Prado. Trabalhamos com os alunos do 9° ano.


ATIVIDADE 2.8 O REGISTRO DA EXPERIÊNCIA COM A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
OBJETIVOS:
• Despertar no aluno o gosto pelo uso nas novas tecnologias;
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa;
• Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos;

JUSTIFICATIVA:
Proporcionar uma aula diversificada, trabalhando um conteúdo que necessita de recursos que a escola ainda não possui, mas que utilizando a internet e hipertextos facilitou a aprendizagem dos alunos, fomentando o gosto pelas novas tecnologias.

DESENVOLVIMENTO:

O trabalho foi realizado em dupla e em trio, pois o laboratório possui 10 máquinas, e a turma tem um total de 28 alunos, a aula teve a duração de 1:40 h, envolvendo a disciplina de ciências, onde eu e a professora, orientamos e conduzimos o desenvolvimento das atividades.
Percebi a importância de trabalhar, utilizando recursos tecnológicos, os alunos sente prazer e o interesse e a participação é maior. Conversando com os alunos os mesmos me relataram que quando desenvolvem atividades de forma prazerosa (utilizando metodologias onde eles mesmos são construtores do seu conhecimento) a aprendizagem é muito mais significativa.
AVALIAÇÃO
A avaliação foi feita durante a realização das atividades, levando em consideração o interesse, a participação, a cooperação de cada grupo.
Atividade2. 10 vaguear pela wikipédia


Você conhece a wikipedia?
A wikipedia é uma enciclopédia aberta composta pela participação de todos os interessados. Você pode encontrar conhecimentos sobre os mais variados assuntos, sem falar na página de teste e aprendizagem, na qual podemos testar o nosso conhecimento. Você também pode se cadastrar e se tornar um membro.
Acesse e experimente a vontade.

http://http//pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:P%C3%A1gina_de_testes

Atividade2. 11 vaguear pela wikcionário


Você procura por significados de palavras? E agora com a nova regra ortográfica, sugem dúvidas quanto à grafia das palavras. Você encontra estas reposta de forma prática ,rápida e eficiente no wikcionário, é só acessar e conferir.

href="http://http://p
http://pt.wiktionary.org/wiki/Main_Page

Nenhum comentário:

Postar um comentário