Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MEU PORTIFOLIO

UNIDADE I

TECNOLOGIA NA SOCIEDADE , NA VIDA E NA ESCOLA

ATIVIDADE 1.2 REGISTRO MINHA REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIA E A ESCOLA

A meu ver o uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem, só tem a somar para democratização do aceso as novas tecnologias. Hoje a inclusão digital é essencial para promover a educação de qualidade e com mais possibilidades aos estudantes. Vivemos em uma sociedade, pós-moderna, onde a tecnologia se faz presente e sabemos que a escola é reflexo da sociedade, precisamos acompanhar os avanços sociais. Sei que ainda está longe de se falar que todos os brasileiros possuem e usufruem das novas tecnologias, muitas vezes devido às condições financeiras, mas em muitos momentos de suas vidas é cobrada a sua utilização como, por exemplo, nos bancos e para votar. A introdução das TICs na escola familiarizara o individuo desde criança para a utilização significativa das mesmas, sem nenhum receio, porém a um grande desafio pela frente, a maioria dos professores ainda não estão preparados para tão grande mudança, sente medo e às vezes até recua diante da nova realidade, precisam-se preparar e muito bem para que sintam seguros e possam trabalhar com os alunos sem, utilizando as novas tecnologias a favor da aprendizagem, sabendo separar o que é interessante, de qualidade e de confiança, orientando os alunos para possibilidades de várias armadilhas, evitando que essa tecnologia seja utilizada de forma errônea.

ATIVIDADE 1.3 COMENTARIO DO VÍDEO “EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”.

A escola ainda não conseguiu acompanhar as transformações da sociedade atual, e isso tem gerando um distanciamento da vida social dos alunos com a sua vida escolar, contribuindo para o aumento da falta de interesse e entusiasmo pelos estudos, uma vez que os alunos estão acostumados com a comunicação em tempo real com amigos que estão a km de distancia, a usar sua própria linguagem sem nenhuma cobrança de erros e concordância, não vê atração no ambiente escolar onde se impõe regras e cobranças, para eles um tanto ultrapassadas. Precisamos repensar e articular de forma rápida uma nova maneira de trabalhar com esse alunos, utilizando as inovações, sem perder a qualidade na educação formal, para isso precisamos estarmos atentos e inteirados das novas tecnologias.

ATIVIDADE 1.4 TECNOLOGIAS EXISTENTES NA MINHA ESCOLA

A Escola M. Dercílio Duarte Melgaço, ainda possui poucos recursos tecnológicos, que são utilizados pelos professores como recursos didáticos, porém a grande maioria ainda requisita auxílio para a utilização dos mesmos.

Nossos recursos:
Máquima fotográfica digital;
Máquima de xerox;
Aparelho de som;
TV e DVD
Computadores com internet;
Date show/secretaria de educação

ATIVIDADE 1.5 FICHAMENTO

FICHAMENTO

www.portaldoprofessor

Espaço da aula/sugestão em aula

AULA OBSERVADA:

Recursos tecnológicos e corpo humano

Autor: Delma Farias Shimamoto

Co-autor: Claudia Regina Fernandes

Modalidade de ensino: anos finais do ensino fundamental

Área do conhecimento: ciências

Uberlândia Minas Gerais

Objetivo da aula: Exploração e conhecimento do corpo humano e a importância dos recursos tecnológicos para o avanço da medicina.

Observando a estratégia utilizada pelas professoras na realização e aplicação da aula, pode perceber que elas utilizaram recursos tecnológicos que são possíveis de encontrar em quase todas as escolas, um aparelho de TV e DVD, onde apresentaram para os alunos um vídeo: “Viagem Insólita”, com esse simples recurso puderam proporcionar aos alunos uma viagem maravilhosa dentro do corpo humano, conhecendo e explorando as noções básicas de anatomia e fisiologia do corpo humano, através das imagens abordadas pelo vídeo, com certeza uma aula rica em conhecimento e aprendizado, que jamais será esquecida, também mostrando a importância do estudo e aplicação de novas tecnologias para amenizar a dor e o sofrimento das pessoas. Na verdade nós professores precisamos preparar as nossas aulas com criatividade, utilizando os recursos que temos em mãos e não ficar a espera de novas tecnologias que a escola ainda não possuem, sem um laboratório de anatomia as professoras utilizaram apenas um vídeo, o que não significa que a aprendizagem não foi significativa.

ATIVIDADE 1.6 OPINIÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS

Assistindo ao vídeo, pude perceber que a tecnologia está presente e que nós professores não podemos ignorá-la. Na aula apresentada foram utilizados vários recursos tecnológicos, ferramentas populares que não demandam conhecimentos de especialistas para sua utilização, as imagens abordadas mostram o quanto é interessante lançar mão de recursos que a escola possui para enriquecer as praticas pedagógicas, melhorando o ensino-aprendizagem. Cabe ao professor com seu saber docente, sua experiência, aproveitar esses recursos e planejar suas aulas, ficou claro que não é só o computador e a internet, mas um microfone, um aparelho de som, TV e DVD, a biblioteca, os livros contribui e muito para a prática docente. Vale ressaltar que a escola também precisa preparar os alunos para a vida, como foi visto no vídeo, uma aula ensinando o aluno a utilizar o caixa eletrônico de banco trás uma vasta gama de possibilidades para as próximas aulas e os alunos sentem entusiasmados e aprende com mais facilidade.

ATIVIDADE 1.7 PESQUISA SOBRE PROJETOS

Pesquisando sobre uma experiência de trabalho por projeto, realizado em escola, encontrei vários trabalhos, porem o “Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza” do Professor Antonio Marcos da Silva da Escola Prof° Waldyr Romeo da Silveira de Presidente Epitácio , SP, me chamou atenção, por ser um trabalho relacionado ao meio ambiente, e que é um problema que a população tem enfrentado, principalmente as cidades (grandes e pequenas), esse sério problema tem causado muitas morte e doenças entre outros problemas.

O Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza, com o tema “Lixo: Problema nosso de cada dia”, realizado em Presidente Epitácio envolveu todas as disciplinas da escola, professores, alunos e pais da Escola Prof° Waldyr Romeo da Silveira, Vila Palmira Presidente Epitácio , SP. O professor Antonio, percebeu a necessidade de desenvolver esse projeto para conscientizar e beneficiar alunos e moradores da Vila Palmira, visando a questão da limpeza, da decomposição do lixo, da reutilização de materiais que ele buscou parceria com o Instituto BioMA e os demais professores, pais e alunos da escola. O projeto teve a duração de 06 meses, mas o professor espera que a população dê prosseguimento a esse trabalho.

Para realização deste projeto foram utilizados vários recursos tecnológicos, destaco: vídeos, microfones, TV, DVDs, pesquisas na internet de como reciclar o papel, também foram utilizados teatro, danças, produções textuais, frases de conscientização, produção de papel reciclado, produção de brinquedos e maquetes, alem de mutirão de limpeza e venda de produto reciclável para empresas de reciclagem. Ao término do projeto foi observado que o mesmo não possibilitou apenas reflexão sobre a questão da preservação ambiental, mas o papel de cada cidadão para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.

ATIVIDADE 1.8 ANÁLISE DA PESQUISA SOBRE PROJETO

O Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza, com o tema“Lixo: Problema nosso de cada dia”, realizado em Presidente Epitácio envolveu todas as disciplinas da escola, professores, alunos e pais da Escola Prof° Waldyr Romeo da Silveira, Vila Palmira Presidente Epitácio , SP. O professor Antonio, percebeu a necessidade de desenvolver esse projeto para conscientizar e beneficiar alunos e moradores da Vila Palmira, visando a questão da limpeza, da decomposição do lixo, da reutilização de materiais que ele buscou parceria com o Instituto BioMA e os demais professores, pais e alunos da escola. O projeto teve a duração de 06 meses, mas o professor espera que a população dê prosseguimento a esse trabalho.

Para realização deste projeto foram utilizados vários recursos tecnológicos, destaco: vídeos, microfones, TV, DVDs, pesquisas na internet de como reciclar o papel, também foram utilizados teatro, danças, produções textuais, frases de conscientização, produção de papel reciclado, produção de brinquedos e maquetes, alem de mutirão de limpeza e venda de produto reciclável para empresas de reciclagem. Ao término do projeto foi observado que o mesmo não possibilitou apenas reflexão sobre a questão da preservação ambiental, mas o papel de cada cidadão para a obtenção de uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário